Auxiliamos nossos clientes tanto na renovação de seus modelos de negócio, de forma coerente com a realidade dinâmica do ambiente de mercado, quanto na construção de decisões estratégicas e de investimento estruturadas e baseadas em evidências (dados, fatos, …).

Temos mais de 220 projetos diferentes realizados ao longo de aproximadamente 15 anos, com uma ampla variedade temática e de clientes: diferentes portes e tipos, de multinacionais a empresas familiares, de start ups a grandes empresas. Nossa expertise nos permite trazer visões novas, e ao mesmo tempo validadas, para discutir negócios em alto nível.

Nosso “jeito de ser” pode ser, em grande parte, compreendido, pelos seguintes pontos:

Somos profissionais de fato ACESSÍVEIS, EXPERIENTES e QUALIFICADOS, comprometidos em entregar RESULTADOS concretos para o negócio. É comum termos RELAÇÕES DE LONGO PRAZO com nossos clientes.

Com uso de METODOLOGIAS COMPROVADAS, CUSTOMIZAMOS e MODULARIZAMOS SOLUÇÕES desde a definição do escopo, considerando as práticas existentes e disponibilidades do cliente

Estamos habituados a tratar e organizar temas de MAIOR COMPLEXIDADE, que envolvem informações menos estruturadas e diversos interlocutores. Aplicamos NOVAS PERSPECTIVAS para gerar INSIGHTS NÃO ÓBVIOS E INUSITADOS.

CO-CRIAÇÃO está na nossa forma de trabalhar. Equipes da consultoria e do cliente trabalham juntas, garantindo TRANSIÇÃO RESPONSÁVEL na saída da consultoria. Se desejado, podemos continuar APOIANDO por meio do método de “MERGULHOS DE EXECUÇÃO”.

Um dos diferenciais relevantes da Lunica é aportar método aos processos de tomada de decisão de que participa e/ou apoia. Na prática, isso significa tornar as decisões mais lúcidas, em especial sobre temas com impacto estratégico.

Em consonância com abordagens e técnicas modernas e conhecidas da área de Estratégia, a Lunica aplica os princípios da Teoria da Decisão em seus projetos. Essa abordagem oferece diretrizes e instrumentos para lidar com temas sensíveis de processos de discussão estratégica, como:

  • A forma de encarar a incerteza;
  • A facilitação de debates em contextos de múltiplos stakeholders (internos e/ou externos à empresa);
  • O tratamento da informação em seus diferentes níveis de qualidade;
  • A construção clara de alternativas implementáveis e de valor;
  • A realização de avaliações robustas;
  • A construção de objetivos de fato estratégicos; e
  • O desafio de lidar com vieses cognitivos e efeitos de grupo.

Uma das vantagens significativas da Teoria da Decisão é sua capacidade de se integrar com outras abordagens. Se a realidade do cliente trabalha com abordagens e técnicas como Business Model Canvas, Estratégia Competitiva (baseada em Porter), análise SWOT, OKRs ou qualquer outra técnica, a Teoria da Decisão é capaz de aproveitar bons resultados que essas abordagens tenham já gerado ou sejam capazes de gerar.

A força da Teoria da Decisão reside no fato de que ela organiza e trabalha com a unidade fundamental de trabalho do executivo, empreendedor ou empresário: a Tomada de Decisão. Com foco nessa unidade, ela ganha flexibilidade para lidar com diferentes abordagens.