O que fazemos

Os serviços que prestamos se organizam em 4 pilares distintos:

DECISÕES DE MODELO DE NEGÓCIO

A necessidade de pensar e repensar negócios em termos estratégicos tem se tornado muito presente em empresas de médio e grande porte, sejam nacionais ou estrangeiras, familiares ou não-familiares, privadas ou públicas, em função da intensidade competitiva, das oportunidades trazidas pelas mudanças tecnológicas e da expectativa de que o futuro será bastante distinto em relação a hoje.

Neste pilar, estão concentrados os projetos que constroem ou revisitam Estratégias e Modelos de Negócio, como:

  • Planejamento Estratégico;
  • Revisão e Construção de Modelos de Negócio;
  • Estratégias de Entrada em Novos Negócios;
  • Planos de Negócio;
  • Estratégia por Cenários.

AVALIAÇÃO DE MODELOS DE NEGÓCIO E OPORTUNIDADES

O caráter incerto de novos negócios e mercados faz com que a decisão de investimento e diversificação se torne desafiadora muitas vezes. Para lidar com esse tipo de desafio, avaliações que trazem clareza sobre o mercado, a competição e “como as coisas funcionam” em um dado mercado podem ser determinantes para que decisões sejam bem-sucedidas.

Oportunidades de negócio existem em contextos de bonança ou de crise, a depender do apetite de investidores, empreendedores, executivos e empresários.

A Lunica Consultoria tem vasta experiência em desenvolver projetos de apoio a decisões de investimento em novos negócios. Os tipos mais comuns de projetos nesse pilar são os seguintes:

  • Suporte a Decisões Go/No-Go;
  • Business Cases;
  • Modelagem Financeira em Infraestrutura;
  • Avaliação Qualitativa e Estratégica de Negócios;
  • Análise de Viabilidade Técnico-Financeira de Negócios e Projetos;
  • Valuation.

INTELIGÊNCIA DE MERCADO

A busca por informação qualificada e estruturada sobre mercados, concorrentes, condições competitivas, tecnologias e regulação é instrumento típico para a tomada de decisão racional e, muitas vezes, como suporte e complemento à decisão majoritariamente intuitiva.

No contexto atual, em que mercados e setores se transformam com grande rapidez, a montagem de estruturas de inteligência ou a contratação de serviços spot de inteligência tem se mostrado relevantes para empresas de médio e grande porte.

Sob a alcunha de “Inteligência de Mercado”, a Lunica desenvolve projetos de inteligência de negócios em termos amplos, envolvendo estudos de mercado, análises de concorrência e condições de negócio, entre outros.

Os tipos de projeto mais comuns neste pilar são os seguintes:

  • Estudos de Mercado;
  • Análise e Monitoramento da Concorrência;
  • Estudos de Benchmarking;
  • Análise Estratégica do Ambiente de Negócio;
  • Caracterização do Ambiente de Negócio no Brasil (para empresas estrangeiras);
  • Estruturação de áreas de Inteligência.

Em algumas situações, a Lunica e chamada para atuar como curadora de conteúdo de eventos de negócio, como consequência de seu know how em atuar com inteligência de mercado e setorial em projetos em diferentes indústrias.

INOVAÇÃO

Inovação tem se fortalecido como palavra comum no ambiente de negócios do mundo atual. A busca por inovar nem sempre é sustentada por boas lógicas de negócio.

Na Lunica, acreditamos que inovar seja fundamental para o progresso dos negócios, seja por razões competitivas, por mudanças do comportamento do consumidor, seja pela busca de excelência e novas oportunidades. Desde sua formação, a Lunica desenvolve projetos inovadores para seus clientes, em contextos específicos de estímulo à inovação, mas também como mote em projetos estratégicos.

Os principais tipos de projeto ligados a este pilar são os seguintes:

  • Projetos de P&D para negócios regulados – gás natural, energia elétrica, … (com parceiros técnicos);
  • Modelagem de Negócio e Financeira para Negócios Baseados em Inovação Tecnológica;
  • Estratégia para Start-ups;
  • Estratégia de Incorporação de Tecnologias Digitais em Negócios.