Estruturamos nossos serviços em quatro pilares: Estratégia e Inovação, Avaliação e Desenvolvimento de Oportunidades,
Estratégia e Excelência Comercial, e Soluções Organizacionais.

A necessidade de pensar e repensar negócios em termos estratégicos tem se tornado muito presente em empresas de médio e grande porte, sejam nacionais ou estrangeiras, familiares ou não-familiares, privadas ou públicas, em função da intensidade competitiva, das oportunidades trazidas pelas mudanças tecnológicas e da expectativa de que o futuro será bastante distinto em relação a hoje.

Neste pilar, estão concentrados os projetos que constroem ou revisitam Estratégias e Modelos de Negócio, como:

  • Estratégia do Negócio.
  • Decisões Estratégicas: Posicionamento, Expansão, …
  • (Re)Modelagem do Negócio.
  • Planos para Unidades de Negócios e para Áreas Funcionais.
  • Estratégia do Portfolio de Negócios, Investimentos e Novos Negócios.
  • Definição do Portfolio de Iniciativas para a Inovação + Integração do Negócio com o Ecossistema de Inovação.

O caráter incerto de novos negócios e mercados faz com que a decisão de investimento e diversificação se torne desafiadora muitas vezes. Para lidar com esse tipo de desafio, avaliações que trazem clareza sobre o mercado, a competição e “como as coisas funcionam” em um dado mercado podem ser determinantes para que decisões sejam bem-sucedidas. Oportunidades de negócio existem em contextos de bonança ou de crise, a depender do apetite de investidores, empreendedores, executivos e empresários.

A Lunica Consultoria tem vasta experiência em desenvolver projetos de apoio a decisões de investimento em novos negócios. Os tipos mais comuns de projetos neste pilar são os seguintes:

  • Avaliação de Negócios, Mercados, Tecnologias e Oportunidades – Abordagem Financeira e Qualitativa.
  • Business Cases e Valuation.
  • Suporte Estruturado à Implementação de Novos Negócios.
  • Abordagem Lean para Novos Negócios – Modelagem e Implementação.

O desempenho de vendas é ponto central para a quase totalidade das empresas. Questões como “Qual Go-to-Market a adotar?”, “Que propostas de valor para cada segmento ou canal?”, “Como otimizar a posição de preços (mais rentabilidade e competitividade)?”, “Como estruturar as equipes comerciais para melhor atendimento, maior qualidade, controle de execução e maior produtividade?”, “Como proporcionar ao cliente uma jornada e experiências que gerem fidelização e maior share of wallet?” são comuns.

Neste pilar, geramos soluções para tais dilemas de forma muito comprometida com a boa execução. Tipos de projeto muito presentes aqui:

  • Mercados: dimensionamento, alvos, cobertura e penetração.
  • Portfólio de Produtos: oportunidades, calibração e cross selling.
  • Jornada do cliente: entendimento e pontos críticos.
  • Segmentação e Proposta de Valor – vantagem competitiva.
  • Canais de Distribuição: estratégia e balanceamento.
  • Digitalização: evolução das práticas comerciais pela tecnologia.
  • Pricing, Profit Pools e Política Comercial.
  • Estrutura Comercial e de Mercado: desenho, dimensionamento, produtividade e modelos de remuneração

Para que estratégias e decisões de negócio funcionem, a organização precisa estar bem resolvida. Ajustes na Estrutura Organizacional precisam ser feitos de tempos em tempos e/ou após revisões da Estratégia. Recalibração e investimentos em competências necessárias, ajustes na matriz de responsabilidades e relações entre áreas numa mesma empresa, definição (e muitas vezes, enxugamento) de KPIs fazem parte da dinâmica organizacional, em busca de Eficiência e Eficácia.

Projetos típicos neste pilar incluem temas como:

  • Nova Estrutura Organizacional.
  • Matriz de Competências e Responsabilidades.
  • Reestruturação Organizacional para Inovação.
  • Métricas / Medições de Desempenho, KPIs e Modelos de Incentivo.
  • Matriz de Responsabilidades entre Interfaces.