A Consistência Estratégica da Amazon e a Evolução do Seu Modelo de Negócio

Estudo produzido pela Lunica Consultoria organiza a evolução do Modelo de Negócio da Amazon (faça aqui o download do estudo) em decisões estratégicas tomadas em 4 frentes diferentes:

  • Presença Geográfica;
  • Negócios da Empresa / Novos Negócios;
  • Soluções de Eficiência e Atendimento; e
  • Categorias Vendidas no Varejo.

Com base na visão clara de se tornar um grande varejista online global, com tecnologia embarcada na experiência do consumidor, ações nos 4 pilares acima têm sido percebidas e o Modelo de Negócio da Amazon tem se tornado cada vez mais sofisticado e amplo em seu escopo. Atualmente, a Amazon pode ser entendida como empresa de destaque por sua operação como varejista, como Marketplace, como empresa de logística e como empresa de tecnologia.

Numa leitura estratégica, outros pontos merecem destaque:

  • A empresa mantém visão de longo prazo consistente e objetivos estratégicos claros. No caso da Amazon, seus objetivos giram em torno de ser o principal varejista global online, com experiências únicas para o cliente, baseadas em tecnologia. Essa visão de futuro é boa por ser clara e ajudar a tomada de decisões. Cada empresa deveria refletir sobre qual é sua visão de futuro;
  • Como demonstração e reflexo dessa consistência orientada para o futuro, há também consistência na execução, como investimentos continuados em tecnologia e aquisição de know how, por meio de aquisições;
  • O valor da companhia não é interpretado unicamente pelas condições de curto prazo. Mesmo em períodos de baixa em rentabilidade, o valor da empresa tem aumentado. Em boa medida, isso representa uma confiança do mercado de que a direção estratégica da companhia é adequada e robusta;
  • Verifica-se que a empresa lida (aparentemente) bem com o tempo necessário para que resultados de decisões estratégicas ocorram de fato. Uma decisão estratégica, na maior parte dos casos, demora tempo relativamente grande para gerar os melhores frutos. Os casos da Amazon Web Services, do Marketplace Amazon, do Amazon Prime e mesmo do Kindle são bons exemplos nesse sentido.
  • A empresa tem se aproveitado de negócios complementares e adicionais que têm surgido como oportunidades, a partir de seu negócio principal (varejo). O mais destacado deles é o Amazon Web Services, o negócio de tecnologia da Amazon, que ganhou vida no começo da década de 2000 e passou a ter resultados especificados nos demonstrativos financeiros da companhia a partir de 2013. Outros negócios, como lojas físicas (iniciadas a partir de experimento em Seattle a partir de nov/2015), educação e outros, podem vir a ter futuro semelhante.

Veja, abaixo, um gráfico presente no estudo da Lunica e que sintetiza a evolução de resultados da Amazon, desde sua fundação, e alguns marcos relevantes da evolução de seu modelo de negócio: